Trabalho da aluna Bruna Estery, turma 62, realizado na aula de História, utilizando o laptop educacional do projeto UCA.
Trabalho de história
1. O que é escravidão?
A escravidão (denominada também escravismo, esclavagismo e escravatura) é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outros signado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.
Para justificar a escravidão, os europeus afirmavam que os negros eram seres inferiores, que não podiam se igualar aos brancos. O negro não era visto como ser pertencente a uma sociedade, com história e cultura. Isso contribui ainda hoje para termos uma visão distorcida sobre a diversidade da população africana. Ainda difundimos uma ideia de que negro é apenas um descendente de escravos, e que antes da escravidão não existia nada, história, nome, sobrenome, religião, cultura e língua, tudo lhe é negado.
3.O e eram navios negreiros?
Navio negreiro (também conhecido como "navio tumbeiro") é o nome dado aos navios de carga para o transporte de escravos, especialmente os escravos africanos, até o século XIX.
O navio possuía pouca higiene, os escravos habitavam o porão destes, presos a correntes. Era tão grande que levava em média quatrocentos africanos amontoados, mal alimentados e em péssimas condições de higiene.
4.O que era a carta de alforria?
Alforria era a o nome dado a libertação de escravos no Brasil e em outras colônias europeias nas quais foi implantada a escravidão. A principal fonte de escravos eram africanos capturados em suas terras e trazidos nos chamados navios negreiros. A palavra alforria é originalmente árabe, que pronuncia-se "al horria", que quer dizer "a liberdade".
A carta de alforria era um documento através do qual o proprietário de um escravo rescindia dos seus direitos de propriedade sobre o mesmo. O escravo liberto por esse dispositivo era habitualmente chamado de negro forro.
5.Como viviam os negros na senzala?
No século XIX, Morais registrou como brasileirismo: a casa dos pretos escravos ou casa semelhante, muito simples e resistente, telhada ou palhoça. Era o que Joaquim Nabuco dizia ser "o grande pombal negro". É topônimo conhecido desde o século XVI, na segunda metade. A origem é africana, valendo o mesmo que morada, habitação, ambundo. Sempre em sua frente tinha um grande tronco com uma corda para enforcar e surrar negros, chamado de pelourinho.
6.Por que os negros fugiam?
Porque eram obrigados a trabalhar durante horas, sem grandes remunerações, eram trazidos de seus países, eram obrigados a largar sua cultura, religião etc...Lá nos quilombos, eram tratados iguais, sem restrições de igual para igual, além do mais tinham a liberdade.
7. O que eram quilombos?
Os quilombos eram comunidades de escravos do Brasil que fugiam por não agüentar a situação árdua e difícil imposta pelos seus senhores . Muitos escravos fugiram, como os que formaram o quilombo de Palmares,em Alagoas, na serra da Barriga, no ano de 1600. Palmares destacou-se por ser um dos maiores quilombos já vistos.No estado de São Paulo, o quilombo de Ivaporunduva foi à primeira comunidade que entrou na justiça em 1993, pedindo que o governo reconhecesse sua comunidade e desse o titulo de propriedade a eles.O que pode diferenciar um quilombo do outro, sua cultura, sua organização ou sua história
8.Quantos quilombos havia no brasil?
No imaginário popular é muito comum a associação dos quilombos a algo restrito ao passado, que teria desaparecido do país com o fim da escravidão. Mas a verdade é que as chamadas comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros. Levantamento da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, mapeou 3.524 dessas comunidades. De acordo com outras fontes, o número total de comunidades remanescentes de quilombos pode chegar a cinco mil.
9.Quem foi "Zumbi dos Palmares"?
O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e localizava-se na então capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
10.O que é o dia da "Consciência negra"?
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Nenhum comentário:
Postar um comentário